sábado, 29 de março de 2014

Componentes do Projeto

Válvula Solenóide


A válvula solenoide é um equipamento que tem muitas utilizações, em diversas áreas. Ela é formada por duas partes principais, que são: corpo e a bobina solenóide;

FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA SOLENOIDE

válvula solenóide possui uma bobina que é formada por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, ela gera uma força no centro da bobina solenoide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando assim o sistema de abertura e fechamento. No caso do nosso projeto, quem energizará a solenoide será o sensor de umidade, assim que identificar a necessidade de água.

Outra parte que compões a válvula é o corpo. Este, por sua vez, possui um dispositivo que permite a passagem de um fluído ou não, quando sua haste é acionada pela força da bobina. Esta força é que faz o pino ser puxado para o centro da bobina, permitindo a passagem do fluído.

O processo de fechamento da válvula solenóide ocorre quando a bobina perde energia, pois o pino exerce uma força através de seu peso e da mola que tem instalado.

TIPOS DE VÁLVULAS SOLENOIDE QUANTO À AÇÃO

As válvulas solenoides podem ser classificas quanto ao seu tipo de ação, que podem ser Ação Direta ou Indireta, sendo determinadas pelo tipo de operação.

Para baixas capacidades e pequenos orifícios de passagem de fluído, devem ser usadas as válvulas de Ação direta. Já a válvula solenoide de ação indireta, que é controlada por piloto, é utilizada em sistemas de grande porte. Como nosso projeto compreende uma maquete, apenas para demonstração e comprovação do funcionamento, utilizaremos a válvula de ação direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário