domingo, 30 de março de 2014

Componentes do Projeto III

Termostato

O termostato é um instrumento que tem a função de impedir que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos. Um mecanismo desse tipo é composto, fundamentalmente, por dois elementos: um indica a variação térmica sofrida pelo sistema e é chamado elemento sensor; o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura, mantendo-a dentro do intervalo desejado. Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.

O primeiro termostato elétrico foi criado em 1883 por Warren S. Johnson.

Tipos de Elementos Sensores:
  • Sensor mecânico ou elétrico bimetálico;
  • Expandindo pelotas de cera;
  • Termistores eletrônicos e dispositivos semicondutores;
  • Termopares elétricos.
Estas podem então controlar o aquecimento ou o aparelho de arrefecimento usando:
  • Controle mecânico direto;
  • Sinal elétrico;
  • Sinal pneumático.
Outro exemplo de elemento sensor são as tiras bimetálicas, constituídas por dois metais diferentes, rigidamente ligados e de diferentes coeficientes de expansão térmica. Assim, quando um bimetal é submetido a uma variação de temperatura, será forçado a curvar-se, pois os metais não se dilatam igualmente. Esse encurvamento pode ser usado para estabelecer ou interromper um circuito elétrico, que põe em movimento o sistema de correção.


Tipos de termostato
Termostatos mecânicos
Nessa categoria estão os termostatos que utilização elementos de sensor bimetálicos e o principio de gás de expansão.


Termostatos Digitais
Termostatos digitais operam da mesma maneira, porém utilizam um dispositivo chamado termistor, uma espécie de resistor que varia a resistência conforme a elevação da temperatura, essa variação é interpretada pelo circuito que pode ser configurado para tomar alguma ação como por exemplo acionar um relé.
Termostatos Digitais apresentam uma ligeira vantagem em relação aos mecânicos por oferecerem suporte a programação e a temporização de ações, além de ter durabilidade e confiabilidade maiores.
Em nosso projeto, controlará a temperatura atuando sobre o regador e a ventilação forçada, quando da necessidade da sua diminuição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário